Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de vygotsky ao ensino de geografia
Essa obra e de grande importância para a as praticas educativas, por ser vasta e densa em si. Permitindo assim no sentido de permitir a exploração e um melhor aprofundamento por vários seguidores.
Sua preocupação no seu trabalho era de estabelecer interlocução com os psicólogos russo da época, demonstrando que a consciência e o comportamento não poderiam ser estudados separadamente e sim como um só, tem como idéia básica o caráter histórico e social dos processos históricos.
Vale ressaltar que as funções mentais, desenvolvem-se na sua relação com o meio sociocultural, assim, o pensamento o desenvolvimento mental, a capacidade de conhecer o muno e de nele atuar é uma construção social que depende das relações que o homem estabelece com o meio.
É ai que ele afirma que o desenvolvimento de funções mentais não provém de uma evolução intríseca e linear, mais sim das são funções constituídas em situações especificas, na vida sócia, valendo-se de processos de internalização mediante uso de instrumentos.
Nesse processo de internalização os estudiosos de Vigotsky dao as seguintes explicações; no primeiro faz o percurso às formas culturais pelo individuo, na qual se inicia pelos processos sociais e acaba se transformando em processos internos. Já o segundo é o da criação da consciência pela internalização.
Ele destaca esses dois aspectos, pois demonstra a importância de processos socioculturais específicos para a formação da consciência, diante dessas afirmações na perspectiva sócio-cultural de Vigotsky torna – se uma produção social que emerge da atividade humana seja ela social, planejada, organizada em ações e operações e socializada.
Nessa abordagem a linguagem tem um papel fundamental na teoria do autor sobre a consciência, compreendida na relação de síntese entre organismos e ambiente. Sua construção esta ligada ao pensamento dialético e, portanto busca