cotidiano escolar
Na sala do 2° ano, foi possível observar que as crianças são extremamente comunicativas e ativas, participando das atividades propostas sempre que solicitadas, demonstrando interesse e posicionamento diante das mesmas. A relação com a professora e demais colegas é muito boa o que contribui para o bom andamento das atividades e tranquilidade do próprio ambiente. A educadora desenvolve um trabalho que promove significação, interação e socialização para as crianças; as atividades propostas são realizadas considerando a criança e seu contexto, dentro do tema sugerido ou de acordo com a necessidade observada.
O trabalho pedagógico é desenvolvido a partir dos eixos temáticos propostos pela Secretaria de Educação do município, o que não impede que a unidade busque outros temas para serem trabalhados dependendo da necessidade e considerando o contexto no qual está inserida. O planejamento é realizado de acordo com o calendário também sugerido pela Secretaria de Educação, de acordo com o tema ou quando há necessidade e conta com a participação da equipe técnica, professores e gestor.
O espaço de sala de aula observado é adequado para as crianças atendidas, mesmo com sua estrutura um pouco deteriorada. A professora procura deixar o ambiente mais aconchegante e estimulante através da criação de espaços como o cantinho da leitura e o cantinho do brinquedo. Nas paredes são afixados bancos de palavras, o alfabeto ilustrado e regras de convivência. O mobiliário da sala consiste em mesa e cadeiras individuais, uma pequena estante para os livros do cantinho da leitura, dois armários de aço e a mesa da professora. Todos num estado de conservação não muito bons. A instituição conta com um bom acervo de materiais pedagógicos o que inclui livros e jogos. Alguns dos quais fazem parte de propostas pedagógicas das parcerias que a escola tem com outras instituições. Estes materiais são de uso comum, cabendo aos profissionais da escola responsabilidade ao