Cotas universitarias
Localizar/reconhecer informações do texto, fazendo uso de inferência./ Sintetizar texto.
DADOS DA QUESTÃO Exemplo 1
Presidenta Dilma Rousseff sanciona Lei de Cotas Sociais
29 de agosto de 2012.
A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29/8) a Lei de Cotas Sociais, que destina 50% das vagas em Universidades Federais para estudantes de escolas públicas. Ao sancionar a Lei, a presidenta disse que o governo tem o desafio de democratizar a universidade e manter a qualidade do ensino.
A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29/8) a Lei de Cotas Sociais, que destina 50% das vagas em Universidades Federais para estudantes de escolas públicas. Ao sancionar a Lei, a presidenta disse que o governo tem o desafio de democratizar a universidade e manter a qualidade do ensino. “O Brasil precisa fazer face frente a esses dois desafios, não apenas um. Nada adianta manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. De nada adianta abrir a universidade e não preservar a meritocracia”, afirmou a presidenta. (Importado: http://www.juventude.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/08/29-08-2012-presidenta-dilma-rousseff-sanciona-lei-de-cotas-sociais)
Exemplo 2
Entre os programas de Cotas implementados no Brasil, há uma grande variedade de critérios para definição dos cotistas (Guarnieri, 2008). Alguns dos critérios mais utilizados são: étnicos (voltados para os povos indígenas), raciais (relacionados à afro-descendência), étnico-raciais (para afro-descendentes e indígenas), sociais (para egressos da rede pública e/ou avaliados de acordo com a renda familiar), regionais (prioridade de ingresso a estudantes da região da universidade em questão). Importante ressaltar que o critério racial no