Cotas Raciais
A Ponte pênsil com 1600m Tacoma Narrows foi uma ponte construída no verão de 1940 (1 de julho), localizada no estreito de Tacoma da cidade de Washington – EUA foi a 3ª maior ponte do mundo e levou 19 messes para ser construída. No dia 7 de novembro, quatro meses após sua inauguração, a ponte desabou devido a um colapso gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma sempre balançou que levou a dar apelido de “Galope Gertie”, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 65 km por hora, com isto começou a gerar movimentos de torção que vieram a colapsar a ponte.
A partir daí, diversas foram as suposições sobre as causas do desmoronamento. Em muitos livros didáticos de física, o evento é apresentado como um exemplo de ressonância forçada elementar com o vento proporcionando uma frequência periódica externa que combinava com freqüência estrutural natural da ponte, já outras pesquisas mais recentes informam que a causa real foi vibração aeroelástico. Seu fracasso também impulsionou pesquisa na área de aerodinâmica ponte - aeroelásticidade, o estudo que tem influenciado os projetos de todas as grandes pontes de grande vão no mundo construído desde 1940.
2. A ORIGEM DA PONTE TACOMA
A origem da Ponte Tacoma Narrows pode deu-se em 1928, quando a Câmara de Comércio Tacoma começou um estudo para estudar a viabilidade da ponte. O estudo apontou que uma ponte seria viável e útil já que a única maneira de travessia entre a Tacoma e Gig Harbor era por meio de um sistema de balsas.
Construção finalmente começou em 1938, com um orçamento muito menor do que as comissões queriam. Eles pediram a vários engenheiros de consultoria para preparar projetos diversos. O projeto original foi elaborado por Clark Eldridge, e custou US $ 11 milhões. O projeto orginal de Eldridge foi redesenhado por Leon Moseff com modificações drásticas para que a obra pudesse ser feita com apenas US $ 7 milhões.
A ponte foi