Cotas Raciais
UNIDADE 3
CURSO DE PSICOLOGIA
Cotas Raciais
Jean Umbelino de Oliveira RA:8409148513
Campinas
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3
CURSO DE PSICOLOGIA
Cotas Raciais
Jean Umbelino de Oliveira RA: 8409148513
Campinas
2014
Introdução:
Surgida nos Estados Unidos no ano de 1961, no governo de John Kennedy, as cotas raciais são uma política oficial que estabelece um sistema de reserva de vagas para universidades. Chegou ao Brasil em 2003, através da lei n° 4151, que destina 50% das vagas nas universidades para negros. Tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino superior através de critérios raciais, e diminuir assim as diferenças entre brancos e negros existentes na sociedade.
Porém o sistema padece de ineficiência, por não possuir critérios científicos que definem quem é negro ou não, gerando assim uma auto declaração de raça para conquistar a vaga.
Cor é uma percepção visual, percebida através da luz. A cor da pele humana pode variar entre quase preto e quase sem cor, ambos influenciados pela presença ou não de melanina. O conceito de cor da pele é extremamente subjetivo, possuindo significados diferentes, dependendo do local em que se esteja e da pessoa que faz tal avaliação. Um indivíduo pardo pode ser considerado branco para alguns e preto para outros. Um caso ocorrido em 2007 na Universidade de Brasília explicita bem tal afirmação, pois dois gêmeos univitelinos foram classificados como sendo de etnias diferentes.
A presente pesquisa apresenta enquanto problema, por que cotas para negros, se perante a lei somos todos iguais?
Combater desigualdade social com posicionamentos que geram mais desigualdades sociais representa uma ironia.
Há de se entender que as ações afirmativas, como o sistema de cotas, devem possuir ações conjuntas,