cotas raciais
Uma das políticas afirmativas que sem duvidas causa muita polemica e discussões na nossa sociedade são as cotas para negros, alguns contra outros a favor. Esse assunto realmente um assunto muito delicado pois através dessas tentam recompensar danos irreversivéis deixados pelos ancestrais europeus.
Tantos anos se passaram desde o fim da escravidão do povo africano, e ainda assim nos dias atuais existe inúmeros tipos de preconceitos e descriminação,com pessoas cujo seus antepassados foram fundamentais para a criação da identidade da nossa cultura. Na Constituição Federal brasileira, o princípio da igualdade, encontra-se no artigo 5º verifica-se que a igualdade exige o respeito estrito à lei, não podendo atribuir tratamento diferenciado aos cidadãos. E não considera as particularidades de cada indivíduo, como suas características físicas, culturais, sociais e religiosas. Já falando em termos de igualdade material é um direito de todas as pessoas terem acessos aos bens e serviços considerados essenciais e básicos a sua sobrevivência na sociedade e desta forma busca assim uma maior igualdade de condições e oportunidades entre os cidadãos, tendo assim como visão igualitário perante a lei, e o equilíbrio econômico e social.
Na teoria todos somos iguais e possuímos os mesmos direitos e deveres independentemente de cor e condições financeiras, mas na pratica a realidade é totalmente diferente, negros sofrem constantemente com rejeições tanto na área do trabalho, nos centros de ensino, lugares públicos e privados por parte de pessoas brancas ou com maior poder aquisitivo e ate mesmo por pessoas da mesma cor de pele( já que muitas vezes pessoas negras não tem preconceito contra outros negros, mas sim, trauma ou remorsio). Dessa forma essas pessoa muitas vezes, não possuem trabalho digno e nem as mesmas condições que as demais, dessa maneira, o governo federal adota uma medida sabia e justa para tentar dar melhor condições as essa classe