Cotas nas universidades
O aluno da escola particular não tem culpa nenhuma de ter o dinheiro para pagar a escola particular. Não é justo o sujeito que estudou e gastou recursos não entrar na universidade em detrimento de um cotista que talvez sequer tenha a base necessária para se manter no curso. Assim também como o pobre que não teve culpa por receber uma péssima educação básica, não conseguir seu espaço no ensino superior. Dessa forma o ideal seria criar vagas para os alunos pobres, e não reservar vagas nas pré-existentes. Por exemplo, se no curso X da faculdade Y tem 40 vagas para o curso de medicina, cria-se 20 vagas apenas para os pobres, resultando em 60 vagas. E ninguém se sentiria prejudicado já que as outras vagas permaneceriam da mesma forma. Mas o sistema está sendo implementado da seguinte forma: se há 40 vagas, reservam-se 20 para os alunos pobres. Os alunos ricos perderiam 20 vagas, o que é injusto.
O Sistema de Cotas de criação de vagas só seria aceitável apenas como medida provisória. A medida principal seria uma mudança profunda no ensino público. A solução é que a escola pública seja do nível da particular. Mas isso não muda da noite para o dia.
Há também o problema que a grande maioria dos cotistas não tem a base para acompanhar o curso. Muitos irão reprovar, muitos irão abandonar o curso. Ou ainda pior simplesmente os professores vão ter que nivelar os cursos por baixo, simplesmente destruindo a qualidade do ensino da