Cotas nas universidades
OBJETIVOS :
Geral:
• O objetivo geral desse trabalho é discutir sobre as cotas nas universidades públicas. As cotas tem o objetivo de diminuir o percentual da nota de corte para certos alunos, ou separar vagas para serem preenchidas por eles.
Específicos: • Falar sobre o novo sistema de cotas que foi estabelecido em algumas universidades públicas brasileiras. E falar quais são essas cotas.
• Avaliar se esse sistema realmente funciona e se ele é efetivo para chegar-se a igualdade social, que é o principal objetivo das cotas.
• Mostrar por que essas tais cotas, são tão discutidas entre as pessoas e o porque delas existirem.
JUSTIFICATIVA:
Cotas raciais. Juntamente à questão do aborto e à da pena de morte, é um dos assuntos mais polêmicos do nosso país. Talvez o mais polêmico. Em qualquer conversa entre amigos, só em tocar no assunto, já provoca grandes discussões.
O sistema de cotas para negros se justifica diante da constatação de que a universidade brasileira abriga em sua maioria esmagadora pessoas de cor branca, de modo a valorizar apenas o pensamento de um segmento étnico na construção das soluções para os problemas atuais de nossa sociedade. O negro não tem oportunidades comuns às do branco e isso faz com que ele não tenha acesso à boa educação, ocupando, em sua maioria, posições subalternas, sem a chance de ter um cargo de prestígio social.
As cotas sociais reservam vagas para candidatos oriundos de escola pública, população de baixa renda, deficientes e até para filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço – como é lei para as universidades estaduais do Rio de Janeiro. A intenção é incluir no ensino superior candidatos que são prejudicados no processo seletivo por terem tido menos oportunidades de aprimorar o