Costão rochoso -Guaiuba
No Costão: Cracas, Isognomon sp (espécie invasora), Brachidontes sp., Phragmatopoma sp. (poliqueta), Chthamalus proteus, Chthamalus bisinuatus, Collisella sp.
Características dos animais
- Concha com mesma função = isolamento do ambiente externo; variações ambientais; concha hidrodinâmica; tamanho dos animais (pequenos), com o formato do corpo que facilita a passagem de água.
- Animais com conchas claras e escuras (relacionados ao ambiente)
- As rachaduras das conhas tem função de dispersar calor
- A perda de agua é evitada pelo isolamento promovido pelas conchas calcarias e o aquecimento e resfriamento pode ser minimizado pela coloração do corpo, cores escuras tendem a esfriar e aquecer mais rápido que cores claras.
- Chthamalus sp.
Localizados em áreas onde a ação das ondas é menos intensa, medem cerca de 1 cm de diâmetro com carapaça cônica lisa ou com nervuras, no costão rochoso localizamos indvíduos com a coloração cinza e marrom claro. Identificamos na região o Chthamalus proteus com duas aberturas na parte superior, uma na vertical e outra na horizontal e o Chthamalus bisinuatus, com apenas uma abertura na parte superior, sendo esta vertical
-Brachidontes sp.
È um pequeno bivalve da família Mytilidae, que é encontrado em rochas de toda a costa brasileira, esta espécie é capaz de resistir ao sol quente durante as marés mais baixas, fixando-se nas rochas ou algas, através do bisso, o que permite explicar a alta frequência e abundância da espécie. Os mitilideos são também caracterizados como espécies eurialinas, possuem capacidade de sobreviver em meios onde ocorrem grandes variações de salinidade, promovendo seu sucesso na ocupação de áreas litorâneas .
-Cracas
Sésseil de vários géneros da ordem Thoracica da classe Cirripedia. Quando adulto tem o exoesqueleto calcificado composto por varias placas que definem sua forma cônica. Fixam a um substrato por um pedúnculo