Costumes e tradiçoes das famílias bizantinas
Costumes e tradições das famílias bizantinas
A família bizantina tem seu fundamento matrimônio. O noivado, constituído das bênçãos do sacerdote. A lei não deixava as crianças casarem, elas só podiam casa depois de 12 ou 14 anos. As cerimônias costumam ser muito tradicional. O noivo ia pegar a noiva acompanhada dos músicos, e a noiva vinha acompanhada de uma tremenda chuva de rosas.
O coroamento e o anel são as partes mais importantes do casamento.
Raramente a mulher fica em sua casa, levava a cabeça coberta do véu, e se dirigia para o templo. Grande acontecimento é, quando uma mulher tem filhos, e obviamente, antigamente os partos eram feitos por parteiras, depois de uma semana que a criança nasce tem que levá-la ate a igreja para fazer o batismal. Antes do batizado o sarcedote dava o nome para a criança, o nome que os pais tinham a única coisa no batizado que o sarcedote acrescentava era o vocábulo.
Atividades
1. De acordo com as leis bizantinas apresentadas no texto de Mario Giodani, as meninas poderiam, se casar a partir de qual idade? E os meninos? Você sabe qual é a idade mínima que as leis brasileiras estabelecem para o casamento?
R: meninas: 7 anos, meninos:7 anos. No Brasil pode se casar só a partir de 18 anos.
2. Você conhecem alguma tradição seguida pelas famílias bizantinas que também existe no Brasil? R: Não que eu me lembre.
Arte bizantina
O objetivo da arte bizantina era expressar a autoridade do imperador, para atingir melhor esse objetivo uma serie de convenções foram estabelecidas, frontalidade, pois a postura rígida leva o observador a uma atitude de respeito. Quando as figuras são feitas frontalmente ele mostra respeito ao observador. Alem do frontalidade, outras regras importantes foram estabelecidas pelo sacerdote, todas as partes do corpo tem que ser móveis, a roupa tem que ser bem amassada mostrando os detalhes, e os símbolos. Então tudo que os sacerdotes