costumes africanos
Confiram as curiosidade que separamos a cerca dos costumes de alguns grupos étnicos da África. Aproveitem para refletir sobre até que ponto a preservação da identidade cultural de um povo é benéfica ou não para a população.
Características do continente africano:
O continente africano foi o primeiro território a ser habitado e hoje é um dos mais ricos em diversidade cultural. A África abriga diversas tribos e grupos étnicos. Os mais de 50 países do continente possuem até 20 grupos diferentes. Cada um desses grupos e dessas tribos, que podem ser formados por centenas, milhares ou até milhões de pessoas, possuem sua própria cultura, tradições e costumes.
Esses costumes e tradições chamam a atenção por serem, em muitos casos, curiosos, engraçados, esquisitos, chocantes ou polêmicos. A cultura das tribos africanas é muito rica e por isso existem várias crenças e rituais, que, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade e das crenças e tradições ocidentais.
Nós separamos alguns costumes, no mínimo, diferentes dessas tribos:
Tribo Surma
Essa tribo é composta por um povo isolado no sudoeste da Etiópia e suas mulheres têm como costume o uso de discos de madeira em seus lábios inferiores. Em ocasiões festivas, também costumam pintar seus corpos. O tamanho do disco é proporcional à grandeza do dote que a família da noiva pode pagar ao noivo. Elas só podem tirar o disco quando não há homens por perto. Para essa tribo, quanto maior o disco, mais bonita e rica é a mulher.
Tribo Ndebele e