Cosmovisão africana
O autor ressalta os elementos estruturantes que fazem parte da cosmovisão, que são por meio desses elementos dessas sociedades africanas, que elas vivenciavam suas culturas de maneira autônoma, apesar das influências estrangeiras, primando pela diversidade e enfatizando o modo próprio de cada organização política no cotexto cultural de cada grupo que são:
Universo: Tudo o que se manifesta ou oculta-se, segundo a cosmovisão africana, compõe o universo. O africano tem sempre em vista o conjunto, o Universo do qual faz parte e do qual é dependente/interdependente, ele é o Universo na medida em que faz parte de seu todo, e o Universo não existiria sem que o Homem participasse dele.
Força Vital: Refere-se aquela energia inerente aos seres que faz configurar o ser-força ou força-ser, não havendo separação possível entre as duas instâncias, que desta forma, constituem uma única realidade. Ela é o suporte comum para que todas as coisas se conectem e formem um elo universal, pois, sem ela jamais poderiam manter sua unidade - fundamental na concepção de mundo africana. Ela é uma das categorias mais importantes que estruturam a cosmovisão africana, pois ela é tomada como fonte primordial da energia que engendra a ordem natural do universo e atua de maneira específica em cada sociedade.
Palavra: Esta ligada a Força Vital, o conjunto força vital/palavra/respiração são elementos constitutivo da personalidade. Ela é dotada de origem divina e encontra-se relacionada com as atividades humanas e não deve ser considerada somente como fonte de conhecimento, deve ser vista como um instrumento do saber, porém sua condição vital lhe garante o estatuto de manifestação do poder criador como um todo, transmitindo vitalidade e desvendando interdependência.
Tempo: Dá-se mais ênfase ao passado que ao futuro quando se trata da concepção de tempo na cosmovisão africana. O tempo africano é