COSMETOLOGIA
Produto constituído por substâncias naturais e sintéticas ou sua mistura, de uso externo (pele, cabelos, unhas, lábios, genitais externos, dentes, mucosa oral) com a finalidade exclusiva ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.
COSMETOLOGIA
É a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades.
É a ciência e a arte que tem por objetivo o cuidado e a melhoria dos caracteres estéticos da pele e seus anexos, através de formulações de produtos naturais ou sintéticos.
Hoje para se formular um cosmético é necessário muito estudo. Anatomia da pele, incompatibilidade físico-química entre os princípios ativos e o veículo, estabilidade farmacotécnica da formulação, microbiologia, biotecnologia etc.
Foi-se o tempo em que um cosmético era só um “creminho” com um odor agradável. Hoje, diante de um consumidor exigente e informado, os produtos precisam além da qualidade, um toque agradável, um perfume suave, serem de preferência hipoalergênicos e principalmente ter um resultado efetivo. O sensorial esta cada vez mais presente no desenvolvimento de uma nova formulação.
Vale ressaltar a diferença entre penetração, permeação e absorção.
EVOLUCÃO COSMÉTICA
1º GERAÇÃO => Proteção
2º GERAÇÃO => Microbiológico
3º GERAÇÃO => Efeito
4º GERAÇÃO => Sensorial
5º GERAÇÃO => Validação
Esse crescimento está intimamente ligado a área estética. As seqüências de tratamento têm uma função importantíssima no comportamento do usuário, que antes, sem respeitar essa ordem, aplicava por exemplo, um hidratante em uma pele não limpa.
Além da limpeza, temos a tonificação, hidratação, nutrição, uso de máscaras, ampolas, linhas específicas etc.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento de um produto ou o surgimento de idéias, nasce de várias maneiras:
Tendência de mercado
Pedidos de clientes
Concorrência