COSIF
Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Contábeis em jun/12 (Em reais)
Contexto Operacional
Principais Práticas Contábeis
Disponibilidades e relações interfinanceiras
As demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, considerando as Normas Brasileiras de
Contabilidade, especificamente aquelas aplicáveis às entidades cooperativas, a Lei do cooperativismo n.º 5.764/71, a Lei complementar 130/2009, normas e instruções do Banco Central do Brasil ‐ BACEN e apresentadas conforme o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF.
Na elaboração das demonstrações contábeis é necessário utilizar estimativas para contabilizar certos ativos, passivos e outras transações. As demonstrações contábeis da cooperativa incluem, portanto, estimativas referentes à seleção da vida útil e econômica do ativo imobilizado, provisão para perdas nas operações de crédito e outras similares. Os resultados reais podem apresentar variações em relação às estimativas.
As principais práticas contábeis adotadas na elaboração dessas demonstrações contábeis estão definidas a seguir:
As disponibilidades e as relações interfinanceiras são avaliados pelo custo ou valor de realização, incluindo, quando aplicável, os rendimentos e as variações monetárias auferidos. Compreendem: dinheiro em caixa , depósitos bancários e serviços de compensação.
A Unicred São Luís tem como atividade preponderante a operação na área creditícia, tendo como finalidade:
Apresentação das Demonstrações Contábeis e Principais Práticas Contábeis
Para efeito de comparabilidade, as demonstrações financeiras encerradas em junho de 2012 estão ladeadas pelas demonstrações de junho de 2011.
As Leis nº. 11.638/07 e 11.941/09 alteraram, revogaram e