Cosif - contabilidade
Contabilidade Gerencial
1. Introdução
O mercado a cada dia tem exigido das empresas um sistema de informações mais dinâmico, que sirva de ferramenta para importantes tomadas de decisão.
Surgiu a alguns anos diversos modelos de sistemas que apoiam no processo gerencial, entre estes o sistema de custeio ABC (Activity-based Costing) que, aliado ao ABM (Activity-based Management) e ao BSC (Balanced Scorecard) podem se tornar uma poderosa aliada dos tomadores de decisão das empresa.
2. ABC/ABM De acordo com Ostrenga (1997), o custeio baseado em atividades é uma técnica para se calcularem custos de “objetos”. Os objetos em questão podem ser produtos, linhas de produtos, serviços, clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição ou qualquer outra coisa do interesse da gerência. Os custos no ABC são calculados de forma que os custos indiretos atribuídos a um objeto reflitam os serviços indiretos realmente executados para esse objeto ou por ele consumido. O ABM (Activity-Based Management ou Gerenciamento Baseado em Atividades) é o processo que utiliza as informações geradas pelo ABC para gerenciar a empresa ou um negócio. Empregando a análise de valor ele procura identificar as oportunidades de melhoria das atividades que agregam valor e a redução ou eliminação das que não agregam valor.
3. Balanced Scorecard (BSC)
Clóvis Luís Padoveze conceitua o BSC como sendo “ um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho financeira e não financeiras que serve de base para um sistema de mdeição e gestão estratégica”.
É interessante notar que apesar da conotação estratégica, o BSC atua fortemente na área operacional, pois grandes parte dos indicadores sugeridos são, na realidade, objetivos e metas de cunho operacional. (Padoveze, pg 585.)
De acordo com Padoveze