Cortes e seções
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DESENHO COMPUTACIONAL
MANAUS/AM - 2013
ITIS ASCENCION VIEIRA VENEGAS
NILO LOURENÇO ALVES COUTINHO
Assunto: Cortes e secções
Relatório apresentado do curso de graduação em Engenharia de Ambiental e Sanitária do Instituto do Ensino Superior Fucapi – CESF, com requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Desenho Computacional.
Professora e Orientadora: Catarina
MANAUS/AM – 2013
Vistas seccionais
As vistas seccionais são utilizadas para ajudar a visualizar as partes internas de determinado objeto ou equipamento. Estas vistas são classificada em cortes e seções.
* Cortes
De acordo com Thomas French e Charles Vierck (2005) “corte: registra tanto a interseção do plano secante com o objeto como a projeção da parte deste situada além daquele plano.” Ou seja, os vários tipos de corte são utilizados para representar a parte interna de equipamentos, principalmente os utilizados em mecânica.
Também, segundo os autores citados acima existem algumas regras para que se possa utilizar os cortes, são elas: 1. A representação da vista cortada compreende a superfície obtida pelo plano de corte e tudo o que se vê para lá desse plano. 2. A porção da peça supostamente retirada não pode ser omitida em todas as vistas. 3. As zonas em que a peça foi cortada são assinaladas por meio de hachuras. A hachura numa mesma peça deve ter sempre a mesma direção e o mesmo espaçamento, independente da vista que ocorre. 4. Sempre que possível, os planos de corte devem passar pelos eixos de simetria da peça a ser cortada. 5. Na representação em corte, não devem ser usadas linhas de contorno invisível, se não trouxerem nada de fundamental à representação da peça. 6. As superfícies de corte são sempre delimitadas por linhas a traço misto, ou por linhas de fratura.
Tipos de corte
Corte total: este corte se define por atravessar,