Corsa
O primeiro passo para a desmontagem de uma caixa de transmissão, é tirá-la do carro, para isso, solte os parafusos tome cuidado para não fazer movimentos na transversal em relação ao eixo piloto para não prejudicar o disco de embreagem. Use um cavalete para apoiar o conjunto, tenha por perto uma bancada com uma morsa, uma prensa e as ferramentas necessárias.
Atenção para a sequência de montagem, que é a inversa respeitando os respectivos torques. Todas as juntas e retentores devem ser substituídos por componentes novos na instalação.
1) Comece removendo a tampa (cover) do trambulador, o rolamento e o conjunto de diferencial. Antes de remover o trambulador, certifique-se de que o câmbio está em ponto morto, girando livremente para os dois lados.
2) Folgue a tampa do trambulador com uma chave 11 mm, sempre no sentido horário e com seqüência cruzada. Remova a junta e substitua por uma nova depois. Na montagem da tampa, o torque é de Ma = 12Nm (Mpmin. = 9Nm / Mpmáx. = 15Nm). Obs.: Vale lembrar que o sistema de trambulador dos modelos Corsa é por cabo e na Meriva é por varão.
3) Faça a retirada da tampa da quinta marcha, que fica fora da caixa de transmissão. A sequência de desaperto feita das extremidades para o centro de maneira cruzada. Use uma chave torx 45 com cabo de força para desapertar. Comece soltando e desaperte alternadamente. U se a catraca somente para tirar o parafuso. 4) Depois remova os outros parafusos com uma chave torx 10. Sempre cruzando em sentido anti-horário. Retire a tampa, que é de plástico. Obs.: a General Motors usa um limitador de aperto para não danificar a tampa. O torque é de Ma = 8Nm (Mpmin. = 6Nm / Mpmáx. = 10Nm).
5) Agora desconecte a placa de rolamento (bearing plate), onde é fixado todo conjunto de transmissão. Para isso, use a manivela e uma chave 13mm. De novo, na forma cruzada.
6) Para continuar, remova a proteção do eixo piloto, coloque uma chave de fenda na carcaça e