corrupção
A corrupção possui vários conceitos, é imprescindível para o aperfeiçoamento desse trabalho o entendimento daquilo que é o objeto da reflexão desenvolvida a partir da leitura feita do livro de George Orwell, “A Revolução dos Bichos. ” A corrupção em termos etimológicos vem do latim “rumpere” - romper, que significa a quebra de algo. Poderia indicar a quebra de uma conduta moral ou social, ou de regras administrativas, além do que, pode simultaneamente indicar a degradação do caráter humano, ou de desvirtuamento de seus valores.
O livro apontado acima, serviu de inspiração para falarmos de corrupção, especificamente no sentido político, uma vez que o enredo do livro faz menção a regimes totalitaristas e ditatoriais, que demonstram bem a capacidade do homem, movido pela sua ambição de tornar o sistema social um mecanismo de satisfação dos seus interesses obscuros, como no caso de Hitler e Mussolini.
A temática do livro a revolução dos bichos, aponta também para algo comum em toda espécie, principalmente a humana que tende a se corromper em função de seus próprios interesses, sempre com o intuito de obter privilégios e poder em detrimento das necessidades da maioria, o que gera um sistema corrupto, que tem na imagem do corruptor, a pessoa pública, eletivamente escolhida para gerir os recursos públicos para o bem estar da toda uma coletividade. No entanto, no exercício da função pública muitos se desvirtuam, e usurpam a coisa pública para locupletar-se, e ter privilégios em detrimento dos interesses da maioria.
“No Brasil há uma relação perversa entre corrupção e desigualdade. O que diferencia o caso brasileiro de outros no mundo é que, além das causas usuais para a ocorrência do comportamento corrupto, aqui a corrupção está institucionalizada. ” Silva (2001).
2. A Corrupção sob o prisma Sociológico