corrupção politica
CURSO DE DIREITO
BELO HORIZONTE 2014
CORRUPÇÃO POLÍTICA
Trabalho apresentado na disciplina de Linguagem e Argumentação Jurídica no curso de Direito – 1º período noite da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, como requisito parcial para obtenção de créditos.
Profª. Rosely.
BELO HORIZONTE
2014
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS
1 INTRODUÇÃO
A corrupção está arraigada historicamente em nossa sociedade brasileira, que teve início pela forma de colonização e exploração das terras e do povo que viriam a formar nossa nação. A população, majoritariamente pobre sempre esteve às margens das vontades das elites, que cobram impostos, taxas, juros, porém não repassam em qualidade de vida para os contribuintes.
Os governantes, representantes da vontade do povo, possuem poder de transformação e ação social, mas não se utilizam desses poderes para beneficiar a sociedade, muitos, ao contrário, subornam funcionários, fazem obras superfaturadas, licitações fraudulentas, criam empresas e empregados falsos, dentre tantos outros atos de estelionato e enriquecimento ilícito.
Para o Banco Mundial a corrupção é considerada como o maior obstáculo para o desenvolvimento econômico e social por distorcer a autoridade das leis e enfraquecer a base institucional necessária ao crescimento econômico. A corrupção corrói o governo e distorcem políticas públicas, leva à má alocação dos recursos, fere o setor privado e, principalmente, prejudica os mais pobres.
No presente trabalho vamos abordar o tema corrupção política, seu conceito, possíveis causas, tipos, casos concretos, consequências e o que o pode ser feito para combatê-la.
2 QUAL O CONCEITO DE CORRUPÇÃO POLÍTICA?
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a definição de corrupção é como "forma de comportamento que renúncia à ética, a moralidade, a tradição, a lei e a virtude civil”.
Para a organização não governamental