corrupção politica
ALUNOS:
Fernanda Godoy, Giullian Homobono, Lucas Ribeiro, Mario Chaves, Matheus Siqueira e Renato Oliveira.
SÉRIE/TURMA: 3O E
DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR: Miro
CORRUPÇÃO
quinta-feira, 25 de ABRIL DE 2013.
INTRODUÇÃO
Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. No Brasil, a corrupção política toma proporções gigantescas. Aqui em todos os estados que se vai, há um caso de corrupção, que na maioria das vezes vem à tona como desvio de verba pública e o ingresso de familiares no poder. Dentre as nações menos corruptas, o Brasil ocupa a posição vergonhosa de 54o colocado, sendo pior do que outras nações latino-americanas como o Chile. A corrupção no Brasil é crime, dentre os desdobramentos que a corrupção toma é o peculato, que seria o crime contra o patrimônio público.
O QUE É CORRUPÇÃO?
Ato ou efeito de corromper.
Veja alguns itens que revelam práticas corruptas:
Favorecer alguém prejudicando outros.
Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra. A corrupção está presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. Essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder: Legislativo, Executivo e Judiciário. O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir