Corrupção no brasil causas e efeitos
Introdução:
A corrupção é uma prática recorrente em todo o mundo, seja em países ricos ou pobres ela está sempre presente. O seu combate é o maior desafio para a sociedade brasileira do século XXI. A corrupção é uma ameaça à sociedade porque põe em risco os princípios universais de civilidade, a democracia, o Estado de direito, as instituições e os cidadãos em geral. O presente trabalho objetiva conceituar corrupção, seus efeitos econômicos e sociais, bem como as formas de combate que deveriam, conforme especialistas, serem adotadas para a erradicação de mesma.
- O que se entende por corrupção? O termo corrupção pode ser definido, numa visão ampla, como a ação e o efeito de corromper ou corromper-se. A corrupção-malversação-propina ocorre quando a atividade do servidor público ou agente político não se fundamenta na promoção do interesse geral. É usar o dinheiro público como se fosse particular; é tirar dinheiro da merenda, do remédio, da obra e usar para outros fins que não de interesse público; é usar o cargo público para beneficiar interesses privados.
- Quais fatores favorecem a corrupção?
Entre outros:
- Na Sociedade: Desigualdades sociais; Dificuldade de acesso aos serviços públicos; Disparidades regionais; Injustiças sociais e Insegurança.
- Na Administração Pública: Políticas governamentais ineficazes; Fragilidade dos controles; Ausência de desenvolvimento e valorização funcional; Instabilidade e descontinuidade gerencial.
- Quem são os personagens da prática de corrupção?
- Servidor público particular (facilitação em serviços, organizações em processos de licitação, etc.)
- Político eleitor (compra de votos)
Conceituados por:
Servidor público: detentor de cargo, emprego ou função pública, mesmo que transitoriamente e sem remuneração (Art. 84, caput da Lei 8666/93).
Servidor equiparado: detentor de cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, assim consideradas, além das fundações, empresas públicas e sociedades de economia