Corrup O Pol Tica Significa O Uso Ilegal Por Parte De Governantes
Existem duas classificações para os agentes que praticam a corrupção:
Agentes de corrupção ativa: são aqueles que oferecem e/ou dão o dinheiro
Agentes de corrupção passiva: são aqueles que pedem e/ou recebem dinheiro
Em sua maioria os agentes de corrupção passiva são governantes ou funcionários públicos, os agentes de corrupção ativa se dividem entre grandes empresários, lideres de grupos religiosos, étnicos, políticos dentre outros, que em sua relação ilegal buscam patrocínio político, aumento de poder financeiro sem falar nos fins pessoais como compra de bens matérias, viagens e etc. por fim pode-se dizer que estes agentes estão numa constante busca por dinheiro, vejamos os tipos mais comuns de corrupção para que entendamos como e de que forma ocorre a corrupção:
Suborno: corresponde ao aliciamento por meio de pagamento para praticas ilícitas.
Propina: trata de uma gratificação extra por serviço normal prestado a alguém ou estimulo a pratica de algo ilegal em troca de pagamento.
Nepotismo: nomeação de parentes para cargos públicos mesmo que não possuam vinculo efetivo com a administração publica.
A corrupção está associada à fragilidade dos padrões éticos de determinada sociedade, os quais se refletem sobre a ética do agente público. Sendo este, normalmente, um mero “exemplar" do meio em que vive e se desenvolve, um contexto social em que a obtenção de vantagens indevidas é vista como prática comum pelos cidadãos, em geral, certamente fará com que idêntica concepção seja mantida pelo agente nas relações que venha a estabelecer com o Poder Público. Um povo que preza a honestidade terá governantes honestos.