Corrosão
TCC 01
Estudo do processo corrosivo em estruturas de Aço carbono em ambientes com vapores ácidos na área de tratamento de efluentes da Cenibra.
Quais materiais podem ter melhor desempenho contra corrosão na área de tratamento de efluentes da Cenibra
AUTOR
WAGNER SILVA BOWEN – RA A06100134
Coronel Fabriciano, 23 de Maio de 2013
Estudo da variação de temperatura em função do fenômeno Hot Wheel aplicado a rodas de vagões ferroviários
Projeto de Pesquisa Apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do UnilesteMG, como requisito parcial para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Área de concentração: Engenharia Mecânica Orientador (a): Prof. Luciano Silva
Coronel Fabriciano, 25 de Abril de 2013
1. Resumo
Na ferrovia em estudo há uma equipe de “Help Desk” de Vagões localizada no Centro de Controle de Operações – CCO, com o objetivo de monitorar tendências de temperatura de rodas e rolamentos de vagões de minério e de carga geral. Entretanto, a temperatura relativa de alarme, isto é, temperatura da roda excluindo a temperatura ambiente, é de 252oC. No ano de 2005, foi realizado um teste de campo com o objetivo de medir temperatura na sapata e roda de vagão de minério, onde foi constatado que no trecho mais crítico quanto à frenagem, a temperatura de trabalho atingiu 370oC (absoluto). Anualmente ocorrem aproximadamente 160 alarmes de Hot Wheel que provocam paradas de trem e, conseqüentemente, perdas de lotes na descarga de minério e THP (trem hora parado), impactando diretamente no transporte de minério e de carga geral.
O que está sendo proposto neste trabalho é apresentar uma metodologia para subsidiar tecnicamente a gestão de parada de trem em função do fenômeno “Hot Wheel”, aplicado a vagões ferroviários. Aplicando-se a