Corrosão
CORROSÃO
DISCENTES: ADOLFO XAVIER ALLAN MAX CAIO XAVIER LUAN CARDOSO MICAEL MARINHO PÉROLA QUEIROZ NATAL, 11 DE ABRIL DE 2013
DEFINIÇÃO: A corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material.
CLASSIFICAÇÃO: Cientificamente, o termo corrosão é empregado para designar o processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural doa materiais por um ataque eletroquímico, químico ou eletrolítico. Sendo assim, classificamos a corrosão em três tipos:
•ELETROQUÍMICA •QUÍMICA •ELETROLÍTICA
CORROSÃO ELETROQUÍMICA
A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo que ocorre geralmente quando um metal entra em contato com algum eletrólito (substância que contém íons livres). É a mais frequente na natureza e caracteriza-se por ocorrer necessariamente na presença de água.
Maresia Os íons presentes na água do mar (Cloretos) formam uma ponte salina, possibilitando o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais expostos a esses ambientes.
CORROSÃO QUÍMICA
A corrosão química não necessita de água, ela ocorre quando um agente química age diretamente sobre o material sem haver transferência de elétrons. Os polímeros (plásticos e borrachas) também podem sofrer corrosão ocorrendo uma descaracterização do material como perda de rigidez, flexibilidade e mudanças no seu aspecto.
A corrosão no concreto se dá devido aos agentes poluentes que se encontram no meio e que atuam diretamente nos seus constituintes (cimento, areia e agregados) ocorre também no caso do concreto armado a corrosão eletroquímica que atua na armadura de aço.
CORROSÃO QUÍMICA
CORROSÃO ELETROLÍTICA
A corrosão eletrolítica se caracteriza por ser um processo não espontâneo que ocorre por meio de uma corrente elétrica externa. Esse tipo de corrosão é bastante comum em tubulações de petróleo, água, cabos telefônicos enterrados, tanques de postos de gasolina e etc.