Corrosão
a) Aparência
A aparência de um material pode ser importante de forma que a corrosão do mesmo se torna indesejável. Dependendo da aplicação do material pode-se, a partir de uma análise de custo-benefício, se eleger um material resistente à corrosão ou uma forma de proteção que pode ser um revestimento polimérico, cerâmico ou metálico ou ainda através de processos de proteção anódica ou catódica. Como exemplo da utilização de materiais resistentes à corrosão, por motivo de aparência, pode-se citar a utilização de aço inoxidável em esquadrias na construção civil.
b) Manutenção
A manutenção de uma planta industrial pode ter seu custo sensivelmente reduzido pela utilização de materiais resistentes à corrosão. Neste caso é necessário um estudo de custo benefício pois muitas vezes se torna economicamente mais viável a utilização de materiais resistentes à corrosão, mesmo que mais caros, que se ter que fazer uma manutenção periódica de pintura, por exemplo.
c) Interrupção do Processo
Frequentemente uma linha de produção ou parte de um processo para devido a falhas inesperadas provocadas por corrosão.
d) Contaminação do Produto
A contaminação do produto ocasionado por resíduos da corrosão de parte da planta de produção gera queda no preço final do produto sendo que em alguns casos, devido a um efeito catalítico do produto de corrosão, ocorre a decomposição do produto, causando perda total.
e) Perda de Material
A perda de material, causada por corrosão, ocorre principalmente por vazamentos nos dutos e tanques.
f) Saúde e Segurança
Quando a corrosão causa vazamento de materiais tóxicos, inflamáveis ou radioativos tem-se, consequentemente, problemas ambientais, de segurança e de saúde.
Exemplos: