CORROSÃO
Aluno: Elsio Rodrigues de Deus
Curso: Metalurgia Turma: Metal SN3 – Subsequente
CORROSÃO
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas. O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade. Esse é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais.
Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, estética, etc. Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
Sabemos que a cada 90 segundos, em todo o mundo, uma tonelada de aço é consumida pela corrosão; de cada duas toneladas de aço produzido, uma é para substituir o aço corroído. Ao proteger uma tonelada de aço contra a corrosão, economiza-se energia suficiente para atender às necessidades de uma família média por várias semanas.
Como uma iniciativa de desenvolvimento sustentável positiva pode-se utilizar a galvanização por imersão a quente devido a sua longevidade na proteção contra corrosão, capacidade de reciclagem de 100% e mínimo impacto ambiental. Esse processo é composto por mais de 98% de zinco metálico, que por sua vez é um elemento natural comumente encontrado em todos os organismos vivos e é essencial à vida.
O zinco, como o aço, é 100% reciclável sem perda de quaisquer propriedades. Além disso, a galvanização oferece proteção contra corrosão, sem necessidade de manutenção por mais de 50 anos, sem requerer energia adicional, e materiais, e tão pouco impactar ao meio ambiente, para manter constantemente o revestimento.