Corrosão
Introdução:
Todos os metais e ligas podem sofrer corrosão. Cada tipo de material é sensível a uma determinada substância, nem todas são sensíveis a uma única espécie química.
O processo de corrosão parte do principio da deterioração de certo material, que podem ser metais, concretos entre outros.
Esse tipo de fenômeno está presente no nosso dia a dia, em forma de ferrugens onde é provocada a deterioração dos metais, podendo ocasionar prejuízos significantes.
Segundo estudos a corrosão pode se apresentar de várias formas, se assim podemos classificá-las de acordo com os seus processos eletrolítico, químico ou eletroquímico.
Conclusão:
A corrosão causa a deterioração dos materiais, em especial, dos materiais metálicos em conseqüência de reações químicas e eletroquímicas entre o material e o meio ambiente (vizinhança do material).
Como a corrosão é um processo entrópico, ou seja, ocorre espontaneamente, concluímos que o problema da corrosão (o qual é inevitável) é um problema econômico, devemos buscar os meios práticos mais econômicos de conviver com ela.
Os recursos para o controle da corrosão são: um projeto do equipamento de processo bem feito, onde se leva em conta o problema da corrosão; tomar as devidas providências na fabricação do equipamento tentando contornar ou minimizar os problemas com a corrosão e finalmente tentar controlar a corrosão no equipamento quando este está em operação.
Algumas das perdas (diretas e indiretas) advindas do processo corrosivo são: quebra de equipamento e prejuízos a isto associados; substituição prematura de equipamentos com reflexos no custo industrial; paralisação inesperada do equipamento causando transtornos