corrosão
O estudo da corrosão de superfícies é importante para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os seus mecanismos de atuação e suas causas é importante para se saber que medidas devem ser tomadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados por ela.
O que é corrosão?
Todos os materiais possuem uma iteração com o meio ambiente e eles são transformados pela sua interação química e eletroquímica. Na maioria dos casos essa interação provoca a deterioração das propriedades do material. A corrosão pode ocorrer em diversos materiais.
Classificação dos processos de corrosão
Corrosão Eletroquímica: Este tipo de corrosão metálica ocorre quando há a presença de água. Nesse processo corrosivo estão envolvidos um condutor (metal) e um condutor iônico (eletrólito) em uma solução, tendo assim a formação de uma pilha com a circulação de elétrons na superfície metálica.
Corrosão Química: Esse processo de corrosão é também conhecida por oxidação. Ela acontece quando existe a ação de um agente químico sobre a superfície metálica. Nesse mecanismo de corrosão não há a necessidade da presença de água nem da troca de elétrons de uma superfície para a outra. Esse tipo de corrosão é favorecido em ambientes com temperaturas elevadas.
Corrosão Eletrolítica: Pode ser considerado também um processo de corrosão eletroquímica. Esse tipo de corrosão acontece quando há uma fuga de corrente proveniente de deficiências de isolamentos ou aterramentos.
Os principais tipos de corrosão são: Corrosão Atmosférica, Corrosão Galvânica, Corrosão por sais e metais fundidos, Corrosão por pites, Corrosão por frestas, Corrosão Intergranular.
Os revestimentos aplicados pelos processos de aspersão térmica são excelentes inibidores da corrosão metálica. O processo consiste em pulverizar partículas de diversas ligas metálicas contra uma superfície previamente preparada.
OBJETIVOS
O objetivo dessa