corrosão
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.Podendo incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto. A ênfase aqui descrita será sobre a corrosão dos materiais metálicos. Esta corrosão é denominada corrosão metálica. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos deterioração por corrosão,são elas:
- Corrosão Química.
- Corrosão Eletroquímica
A corrosão eletroquímica apresenta-se, principalmente, quando existem heterogeneidades no aço, que podem estar presentes em pontos que atuam como ânodos, embora logo possam se generalizar. Estas irregularidades podem ser devido à sua própria natureza, às tensões a que se encontram submetidas as barras de aço e ao meio em que estão localizadas.
A corrosão eletroquímica costuma ser a principal causa de deterioração nas armaduras do concreto armado e protendido.
Os processos de corrosão eletroquímica são mais freqüentes na natureza e se caracterizam basicamente por:
Necessariamente na presença de água no estado líquido;
Temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente;
Formação de uma pilha ou célula de corrosão, com a circulação de elétrons na superfície metálica.
Já na corrosão química, o metal reage de forma homogênea (em toda a superfície) com o meio que o rodeia, não havendo reações de oxidação-redução e, portanto, não existindo geração de corrente elétrica, sendo considerada menos importante, ou na qual possa ter todos os requisitos para que esta se faça por meio eletroquímico.
Segundo Helene (1986), “o concreto é composto por hidróxidos de cálcio, sulfatos, álcalis, etc. Produzindo assim um Ph acima de 12, para as