corrosão
1 INTRODUÇÃO
Sendo a corrosão uma dos maiores adversários a ser enfrentada, por engenheiros, seja ele civil, mecânico, industrial, e outros, ela pode ser definida como uma deterioração de um material, geralmente metálico, por ação eletroquímica ou química. Ressaltando que não são apenas materiais metálicos que sofrem com a corrosão, pois ela ataca também, concreto, borracha, polímeros e madeiras, logo a maioria dos matérias que são usados para construção seja ela qual for. Em geral a corrosão é um processo espontâneo, que altera as propriedades dos materiais, de modo que a durabilidade e desempenhos dos mesmos não satisfação as necessidades por desejadas por eles.
Desta forma a tão temida corrosão está presente em diversos lugares como em: estruturas metálicas, miniprodutos, embarcações, meios de transporte, instalações industriais, equipamentos eletrônicos, reatores, entre outros. Essas obras então precisam de uma devida atenção e investimento, para assim evitar acidentes com danos materiais incalculáveis ou pessoais irreparáveis. Temos então como desafio criar métodos e maneiras de prevenção contra os diversos tipos e maneiras de corrosão e saber usar os que já nos é conhecido.
Varias são as vezes que um profissional de engenharia civil se vê diante de um problema de corrosão. O processo de corrosão tem origem em varias fontes, muitas vezes é difícil justificar rapidamente o porquê da corrosão.
O conhecimento das doenças nas edificações é indispensável para que todo que trabalham na construção, desde o operário ate o engenheiro. Quando se conhece os defeitos nas construções é muito pouco provável que se cometam erros, muitos dos defeitos nas construções vêem do uso de materiais ruins e do projeto mal planejado. Por outro lado o meio ambiente também é o promotor das corrosões.
Infelizmente poucos profissionais conhecem sobre cada tipo de defeito nas construções civis, assim com esse trabalho estamos tentando apresentar uma síntese