Corrosão Galvânica
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MATEUS WIESER PAMPLONA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA NÚMERO 3
CORROSÃO GALVÂNICA E DETERMINAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ANODOS
E CÁTODOS NO PROCESSO DE CORROSÃO.
BLUMENAU
2012
Sumário
1 Introdução
O experimento realizado em laboratório visa determinar o potencial galvânico, importante método para determinação da corrosão galvânica, de alguns metais como: Cobre, Alumínio, Grafite, Níquel e Zinco.
1.1 O que é corrosão galvânica?
O contato elétrico entre materiais diferentes resulta no processo corrosivo conhecido como corrosão galvânica. A intensidade deste tipo de corrosão será proporcional à distância entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroquímicos, em outras palavras, na "nobreza" dos materiais. Exerce influência neste tipo de corrosão a proporcionalidade entre as áreas anódica e catódica. Tal proporção deverá ser menor possível com vistas a se obter a mínima corrosão na área anódica aliada a sua uniformidade.
2 objetivos
O objetivo do experimento fora determinar o potencial galvânico dos metais citados acima, para definir a influência de um material para com o outro, tendo em vista fazer a melhor seleção para um possível sistema onde a corrosão galvânica está presente.
3 experimento 1 – determinação do potencial galvânico
Após teste realizado de acordo com as instruções fornecidas, a seguinte tabela foi formada:
Potencial encontrado no experimento (mV)
Série galvânica padrão em água do mar
569 mV
Grafite
372 mV
Cobre
275 mV
Níquel
273 mV
Latão
-136 mV
Alumínio
4 análise dos resultados e conclusão do experimento 1
Pode-se perceber, pelo resultado da tabela que, os metais que são mais “nobres” (são preservados na presença de um metal menos “nobre”) apresentam potencial mais alto. Isso prova que, em um sistema onde existam dois metais, aquele que estiver mais