Corrosão em água do mar
QUÍMICA GERAL
xxxxx
CORROSÃO EM ÁGUA DO MAR
JUNHO/2014
Sumário
1. Introducão
Com a proposta do professor Carlos Carone, em dividir a turma em grupos para a apresentação de trabalhos referentes ao assunto corrosão, um processo extremamente frequente, que acontece em praticamente tudo o que esta ao nosso redor, causador de problemas a inúmeras empresas e industrias, gerador de gastos exorbitantes e que causa um prejuízo econômico, social e tecnológico muito grande para a população e para o governo. Optou-se por escolher o tema: Corrosão em água do mar. Por ser um tema ainda não muito discutido, mas com um amplo espaço para pesquisas, já que é um meio muito propenso ao aparecimento desse fenomêno e que tem inúmeros fatores que podem alterar a forma de desenvolvimento.
No decorrer do trabalho, serão apresentadas algumas explicações de o porque a corrosão ser um pouco mais agressiva neste ambiente, os tipos de corrosão que podem surgir, alguns fatores que contribuem para que essa taxa aumente ou diminua, algumas proteções que podem ser feitas para tentar amenizar esse fenomêno, bem como casos e curiosidades sobre este tema.
2. Desenvolvimento
a) Definição
Pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, associada ou não por esforços mecânicos. Representando alterações prejudiciais indesejáveis sofridas pelo material, como desgaste, variação química ou modificação estrutural, tornando-o inadequado para o uso.
b) Corrosão em água do mar
A ação corrosiva da água do mar pode ser determinada inicialmente por sua salinidade. Mas é um meio corrosivo muito complexo, constituído de solução de sais, matéria orgânica viva, gases dissolvidos e matéria em decomposição. Logo, a ação corrosiva da água do mar não se restringe a ação isolada de uma solução salina, pois certamente ocorre uma ação