Corrosao
MARCELO HERTZ COHEN
CORROSÃO EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: ESTUDO DE CASO
PORTO ALEGRE 2008
MARCELO HERTZ COHEN
CORROSÃO EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: ESTUDO DE CASO
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para obtenção da graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientador: Prof. Dr. Jairo José de Oliveira Andrade
Porto Alegre 2008
iii
AGRADECIMENTOS
M eu agradecimento vai para todos aqueles que contribuíram para o acontecimento deste trabalho. Em especial agradeço aos meus pais, Edison e M ônica, pelo apoio durante toda a faculdade, principalmente meu pai que foi fonte de inspiração para cursar Engenharia Civil. Ao professor orientador Jairo José de Oliveira Andrade, pela atenção oferecida. À família e os amigos e em especial para minha namorada, Débora, que com sua força de vontade e determinação, iluminou meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimentos.
iv
RESUMO
Em função da alta freqüência de ocorrência de manifestações patológicas em regiões litorâneas, veio-se a realizar este estudo de caso, que evidenciou a recorrência e gravidade dos ataques de íons cloreto nessas regiões, bem como a importância da recuperação dessas estruturas através do emprego de técnicas e materiais adequados. O presente trabalho salienta também a importância da manutenção preventiva de estruturas de concreto localizadas nessas regiões. É fundamental, que após o processo de construção se tenha uma preocupação com a manutenção das estruturas, porque apesar de muito resistente, o concreto armado, como qualquer outra estrutura, necessita de manutenção sistemática e programada para que não comprometa a estética e, em alguns casos a segurança, podendo levar a estrutura ao colapso caso as medidas não sejam tomadas a tempo. Palavras-chave: manifestações patológicas, corrosão,