Corrosao experimento
Introdução:
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxirredução causadas por agentes naturais. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros.
Nesse experimento iremos abordar a corrosão eletroquímica, que é um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal está em contato com um eletrólito onde acontecem, simultaneamente, reações anódicas e catódicas. É mais frequente na natureza e acontece necessariamente na presença de água e na maioria das vezes à temperatura ambiente.
Objetivo:
Executar experiências relativas à corrosão úmida do ferro.
Parte experimental:
Corrosão do ferro na atmosfera
Nesse experimento nosso professor montou com cinco dias de antecedência um sistema em que envolvia palha de aço no fundo de uma proveta, água e ar de acordo com a figura a seguir:
Ao montar essa experiência, inicialmente temos como nível de ar 12,60mm. Quando realizamos a segunda medição (dia 15/10) encontramos que o nível de ar era 10,90, ou seja, o nível de água no sistema aumentou. Calculamos a variação do nível da água e temos que houve variação de 1,70 ml.
Concluímos que isso ocorreu devido à reação de oxi-redução entre o ferro da palha de aço e a água. Utilizando a tabela de potencial de redução verifica-se que o ferro tem maior tendência de oxidar do que a agua, sendo assim ele ira oxidar e a água sofrerá redução.
2Fe (s) + 3/2 O2 (g) + xH2O (l ) → Fe2O3 + xH2O (s)
.
Como podemos ver a reação ira consumir parte do oxigênio presente e por diferença de pressão “puxar” a água que estava no béquer, fazendo com que tenha elevação no seu nível.
Verificação das áreas anódicas
Nesse experimento utilizamos uma placa de ferro