Corros O Tmm

2103 palavras 9 páginas
Introdução
Imaginem um portão de ferro de uma residência onde se percebe o surgimento na superfície de um produto ou substância sobre o revestimento do metal, comprometendo a qualidade e estética da pintura de acabamento do portão. Sob esse olhar indagador fica uma questão: Será que esse fenômeno ocorre de outras formas e em outros materiais metálicos? Quanto tempo esse portão vai ter resistência depois de este produto alcançar toda a sua superfície?
São questões que precisam ser respondidas sob princípios técnicos e, para encontrarmos as respostas, é importante conhecer as formas e tipos de corrosão e seus aspectos técnicos.

O que é corrosão
A corrosão metálica é a transformação de um material ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existem moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

Tipos de corrosão
A corrosão por processos eletroquímicos apresenta mecanismos idênticos sempre constituídos por regiões nas quais há a formação de ânodos e cátodos, entre as quais há a circulação de elétrons e no meio a circulação de íons. Mas a perda de massa do material e a maneira pela qual se dá seu ataque se processará de diferentes maneiras e evoluções.
Listam-se aqui diversos tipos de corrosão e seus específicos mecanismos, abordando-se as características do ataque corrosivo e as formas de desgaste.

Corrosão uniforme
A corrosão se processa em toda extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de espessura. É chamada por alguns de corrosão generalizada, mas essa terminologia não deve ser usada por tornar-se redundante. O termo generalizado é aplicável à corrosão por pite ou alveolar, quando manifestadas em toda a extensão da superfície corroída.

Corrosão

Relacionados

  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas