corrimentos vaginais
Componentes:
Acsa Nascimento
Taise N. Passos
Ivana Nascimento
Renata Santana
Corrimentos Vaginais
Trabalho apresentado ao CETEP como avaliação parcial da disciplina de Saúde Publica, do curso de Enfermagem EPI 3ª Serie vespertino. Orientador (a): Mariana Brito
Ipiaú-BA
Agosto 2012
Introdução
Corrimento Vaginal
O que é:
O corrimento vaginal é um tipo de secreção que sai de dentro da vagina que é um bom indicador da saúde genital da mulher. Quando normal possui consistência aquosa ou mucosa e de coloração branco leitoso, embora altere ligeiramente nas diversas fases do ciclo menstrual.
Uma infecção seja por bactérias, fungos ou outra condição promove corrimentos vaginais característicos, apresentando coceira, queimação, dor vulvar ou lesão vaginal, e coloração típica que podem ajudar a identificar a causa da infecção, facilitando seu tratamento.
O corrimento normalmente se origina na vagina e só se torna perceptível quando sai pelo orifício externo da mesma. Em alguns casos o corrimento pode ter origem no colo do útero.
Todas as mulheres em idade reprodutiva podem ter um corrimento vaginal normal, chamado de corrimento vaginal fisiológico. Este corrimento é formado pela combinação de células mortas da vagina, bactérias naturais da flora vaginal e secreção de muco; costuma ter entre 1 e 4 ml de volume diário e sua função é umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, dificultando o surgimento de infecções. O pH normal da vagina é ao redor de 4,0 (muito ácido) e é mantido por substâncias produzidas pelas bactérias naturais da flora vaginal, principalmente os lactobacillus, bactérias que não causam doenças. Este pH baixo inibe o crescimento e a proliferação de outras bactérias potencialmente danosas ao nosso organismo.
Tricomoníase
É uma das DST (Doença Sexualmente Transmissível) causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Nas