Corrija você mesmo seu projeto
Primeiro, um esclarecimento: seu trabalho deve ser uma contribuição para a construção da CIÊNCIA!!!
MAS O QUE É CIÊNCIA?
É um processo sistemático de busca da verdade, de racionalidade, de sinalização sistemática de erros e de correções (VERGARA, 2009). Então, exige pesquisar, ler, refletir, fazer, corrigir e refazer. Tudo isso, é claro, sob supervisão de um professor orientador – que possui qualificação para pesquisa e em conhecimento - que acompanhará o desenvolvimento do trabalho, auxiliando o aluno a avaliar a direção em que segue o trabalho, se está dentro da abordagem e delimitação prevista. Além disso, ele o encaminha no desenvolvimento do trabalho, que deve ser fruto de um esforço exclusivamente seu. A fim de avaliar seu conhecimento sobre o assunto e a literatura estudada, o professor efetua arguição oral durante os encontros de orientação, avaliando-o, verificando seu envolvimento com o trabalho.
Por outro lado, a produção científica tem que ser registrada, a fim de acumular conhecimento e divulgar entre os outros, promovendo sua difusão. Portanto, o aluno deve apresentar habilidade para apresentar sua produção de forma escrita e com boa qualidade. No caso da habilidade de escrita o aluno deve mostrar pleno domínio da língua portuguesa formal, de redação com coerência e coesão. Mas, além disso, deve apresentar comportamento proativo e demonstrar que é capaz de ser autodidata. Assim, ele deve ser capaz de, por si mesmo, pesquisar, buscar dados, sintetizar, confrontar dados e informações.
A Ciência também é divulgada. Ou seja: o aluno deve ser capaz de anunciar a sua produção, apresentando e defendendo sua ideia oralmente quando questionado por uma BANCA de avaliação.
1 O PROBLEMA
Problema é o que não está resolvido ainda pela ciência e que pode ter uma resposta por meio de estudo, investigação, pesquisa. Normalmente é apresentado na forma de exposição de uma situação problemática,