Corretora
Principal serviço: Seguros – automóvel, residencial, comercial, empresarial, de vida e saúde
HISTÓRICO. Segurar bens não é um hábito desenvolvido no Brasil, grande parte das pessoas limita-se ao seguro do automóvel, por desconhecer outras modalidades de seguros. Há ainda a idéia de que assegurar um bem é algo extremamente caro, o que não corresponde a realidade. Para mudar esta idéia as corretoras de seguros tem papel fundamental.
MERCADO. O mercado de seguros brasileiro movimenta atualmente, em prêmios, cerca de 3% do Produto Interno Bruto - PIB. E as expectativas são de que essa participação dobre em cinco anos, uma vez que o potencial de geração do "negócio seguro" é, sem dúvida, o maior da América Latina e um dos mais atrativos do mundo. A estabilização econômica, a quebra do monopólio de resseguros e a abertura do mercado são fatores decisivos para a expansão da área de seguros que tem, agora, de enfrentar o desafio próprio de qualquer crescimento: a capacitação permanente dos seus profissionais.
Entre os seguros que mais crescem estão os de riscos de engenharia e de seguro garantia.
LOCALIZAÇÃO. A localização neste empreendimento não é o mais importante, pois os clientes são visitados pelos corretores, é recomendável, entretanto, que o local escolhido seja de fácil acesso.
INVESTIMENTO. É variável de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo desta maneira variar em torno de R$ 50.000,00.
ESTRUTURA. A instalação de uma corretora não requer uma área muito grande, porém o espaço físico deve ser suficiente para acomodar toda a estrutura da corretora.
EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Móveis de escritório;
- Telefones e fax;
- Microcomputadores e impressoras;
- Material e expediente;
- Máquinas de escrever e calcular
Fonte(s):