Correspond ncia Oficial
Cibele Andrade
Maria Eduarda
Cynthia Gomes
Brayan Lucca
Natane Moreira
O ofício
O ofício é uma forma de correspondência oficial trocada entre chefes de hierarquia ou enviada a alguém de hierarquia superior. Circula entre agentes públicos e/ou particulares. A sua linguagem deve ser formal e de fácil compreensão para todos os cidadãos brasileiros. Sua finalidade é informar com máximo de clareza e precisão, utilizando o padrão culto da língua.
Geralmente, cada secretaria estadual ou municipal cria seus próprios modelos de ofício, mas isto contraria a disposição federal de padronizar os documentos oficiais. Sugerimos a utilização da padronização recomendada pela
Secretaria de Administração Federal, sendo as principais observações:
- Não há mais ano junto com numeração do ofício. - Há pontos após a data.
- O assunto é facultativo.
- O vocativo está composto da seguinte forma: Senhor + Cargo do destinatário
- O primeiro e último parágrafo não são numerados. - A numeração dos últimos parágrafos é feita a 2,5 cm da margem esquerda da folha, é seguida de ponto e deve-se alinhar o começo do parágrafo pelo primeiro.
- O último parágrafo deve estar centralizado na folha.
No Manual de Redação da Presidência da
República, foi abolido o uso do tratamento
Digníssimo. Foi dispensado emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares, o uso do pronome de tratamento Senhor já é suficiente.
O uso do título doutor não deve ser usado indiscriminadamente, seu emprego é restrito para aqueles que tenham tal grau por terem concluído o curso universitário de doutorado.
O MEMORANDO OFICIAL
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem ter ou não a mesma hierarquia.
Trata-se de uma forma de comunicação interna. Sua principal característica é a agilidade, e também é bem simples. Os