Correntes teoricas psicologia, Jacob Moreno e Carl Rogers
Maria Cristina Santos
Trabalho de Psicologia Jurídica
Correntes teóricas em psicologia
Sorocaba, SP
2014
Sumário
1. CORRENTES TEÓRICAS EM PSICOLOGIA..................................................5
1.1 Psicodrama por Jacob L. Moreno.....................................................................5
1.2 Teoria Humanista por Carl Rogers...................................................................6
2. REFERÊNCIAS...............................................................................................7
Teoria Humanista por Carl Rogers
Carl Rogers, um psicólogo a serviço do estudante. Para o fundador da terapia não-diretiva, a tarefa do professor é liberar o caminho para que o estudante aprenda o que quiser.
A teoria rogeriana - que tem como característica um extenso repertório de expressões próprias - surgiu como uma terceira via entre os dois campos predominantes da psicologia em meados do século 20. De um lado havia a psicanálise, criada por Sigmund Freud (1856-1939), com sua prática balizada pela ortodoxia, e, de outro, o behaviorismo, que na época tinha B. F. Skinner (1904-1990) como expoente e se caracteriza pela submissão à biologia. A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista, porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa visão otimista do homem.
Para Rogers, a sanidade mental e o desenvolvimento pleno das potencialidades pessoais são tendências naturais da evolução humana. Removidos eventuais obstáculos nesse processo, as pessoas retomam a progressão construtiva. "Ele chamou a atenção para a formação da pessoa, a importância de viver em busca de uma harmonia consigo mesma e com o entorno social", diz Ana Gracinda Queluz, pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo.
Rogers sustentava que o organismo humano - assim como todos