Correntes Marinhas
As correntes marinhas são movimentos de grandes massas de água dentro do oceano, elas tem a característica de influenciar o clima das regiões na qual atuam, possuem constâncias e direções bem definidas. As principais correntes marinhas do mundo são: a corrente do Brasil, que se move no sentido norte-sul pela costa brasileira, a corrente do Golfo que se move no sentido sul-norte pela costa leste dos EUA e depois pela Europa, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacífico, a qual também está relacionada com o acontecimento do efeito “El Niño”, e a corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Índico.
Tipos de Correntes Marinhas
As correntes marinhas se dividem em correntes frias e correntes quentes. As correntes frias se encontram mais frequentemente no Hemisfério Norte por suas águas serem mais frias e com poucos peixes, já as quentes se encontram mais frequentemente no Hemisfério Sul por suas águas serem mais quentes.
A Evolução Histórica do Estudo das Correntes Marinhas
Os marinheiros e navegadores conheciam há muito tempo o efeito das correntes marinhas nas rotas do navio, caracterizando-as como grandes rios dentro dos oceanos, houve alguns investigadores que se interessaram pelo assunto, estudando-o por conta própria, como foi o caso de B. Franklim, mais foi M.Maury, um dos primeiros investigadores a preocupar-se com o estudo das correntes de forma mais aprofundada. Em 1905 W.Ekman foi o primeiro a edificar uma teoria das correntes de deriva, tendo em conta a rotação da terra e uma “ viscosidade turbulenta”, M.Stommel, num estudo de modelo de oceano fechado retangular, mostrou que a intensificação oeste das correntes é derivada á variação da aceleração de Coriolis com a Latitude.
Correntes de Superfície
As correntes verdadeiras não ocupam mais que uma pequena porção dos oceanos, sendo a maioria unicamente a origem de derivas mais ou menos imprecisas, por outro lado, a direção, a