Correntes Filos Ficas Apostila Word
BEHAVIORISMO
A palavra provém do termo em inglês behavior (comportamento). Por isso essa teoria também é denominada Psicologia Comportamental. Os primeiros estudos nascem com John B. Watson em 1913, nos Estados Unidos, propondo que o objeto de estudo da Psicologia fosse observável, mensurável e que pudesse ser reproduzido. O resultado de tal pesquisa foi a formulação da teoria S-R (Stimulus – estímulo e Responsio – resposta), que procurava explicar como a reação entre estímulo do ambiente e resposta do organismo constituía a base para descrever todo tipo de comportamento. Dessa relação estabelece-se o conceito de condicionamento respondente, o qual está associado ao comportamento respondente. O comportamento respondente é um comportamento involuntários provocados por estímulos ambientais.
O comportamento respondente ocorre quando o estímulo eliciador (indutor) de um comportamento respondente é pareado com outro estímulo, fazendo com que a resposta passe a ser eliciada, agora, frente ao estímulo pareado.
Com Skinner (1904-1990), surge o que conhecemos por behaviorismo radical.
O autor se dedica ao estudo das respostas e observa se há um outro tipo de relação entre o organismo e seu ambiente o que ele irá chamar de comportamento operante, sendo este distinto do comportamento respondente. O comportamento operante é o comportamento voluntário e inclui tudo aquilo que fazemos e que tem efeito sobre o nosso mundo exterior, ou seja, que operam nele.
Este comportamento visa obter o efeito desejado ou evitar uma consequência indesejada. Assim, enquanto o comportamento respondente é controlado por um estímulo antecedente (S-R), o comportamento operante é controlado por suas consequências – estímulos que se seguem à resposta (R-S). S
R
S
(estímulo antecedente)
(resposta)
(estímulo consequente)
O condicionamento operante é mantido pelo reforço (todo estímulo que aumenta a