Corrente
Ph do Solo
Cascavel,20 de novembro de 2012
Sara Andressa de Oliveira Bolete N°28 1°ano B Técnico em Meio Ambiente
Ph do Solo
Cascavel, 20 de novembro de 2012
Introdução:
O Potencial Hidrogeniônico, mais conhecido como pH, consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, neste contexto iremos considerar este meio como sendo os solos.
Os valores de pH variam de 0 a 14, os solos que possuem valores de pH 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são considerados solos básicos ou alcalinos.
O pH indica se o solo é ou não fértil, ou seja, se o local é apropriado para o cultivo de plantas. Para a agricultura, o valor do pH ideal é entre 5,5 a 5,8.
O pH do solo pode variar de acordo com sua composição (rochas), concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio. O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo.
Materiais:
* Água deionizada; * 2 pipetas; * 3 copos de plástico de 250 ml; * 3 bastões de vidro; * Solução de Cloreto de potássio, um normal; * Solução de cloreto de sódio, 0,01 mol; * Phmetro.
Procedimento:
1°Colocar 10g de solo em três copos plásticos numerados. 2°Adicionar 60 ml de água deionizada no copo 1, misturar com bastão de vidro. Deixar em repouso por 1H. 3°Adicionar 50 ml de solução de cloreto de potássio, 1 normal no copo 2, e agitar posteriormente. Durante 1 min. e deixar em repouso por uma hora. 4°Adicionar 50 ml de solução de cloreto se sódio 0,01 ml no copo 3, agitar com bastão de vidro, deixar em repouso por 1H. 5°Agitar novamente com o bastão de vidro cada amostra e mergulhar o eletrodo do phmetro na suspensão homonizada e procedir a