Corrente não determinista
Podem ser expressivas as clivagens sociais induzidas ou agravadas pela difusão das TIC
GANHADORES versus «PERDEDORES
Principalmente porque: * Quando a sua introdução e difusão não obedecem a uma estratégia política coerente de qualificação dos RH, quando descuram a promoção de políticas de igualdade de oportunidades; * Quando os modelos de organização das empresas são orientados por uma visão tecnocêntrica;
O EIXO DIFERENCIADOR-----» posição dos assalariados reletivamente à capacidade de produzir valor acrescentado numa economia global emergente.
POSIÇÃO FRACA: * Serviços de produção de rotina(1) * Serviços Interpessoais(2)
POSIÇÃO FORTE: * Serviços simbólico – analíticos (3)
(1)TRABALHADORES DOD SERVIÇOS DE PRODUÇÃO DE ROTINA
- Este grupo desempenha tarefas rotineiras e integra os trabalhadores de colarinho azul dos serviços ( pessoas q trabalham com novas tecnologias como operadores de dados ).
- São os peões da economia da informação q apenas processam pilhas de dados nos computadores, numa base rotineira.
- Inclui igualmente supervisores de rotina (chefias médias, capatazes, gestores de linha, chefes de escritório ) e todo o trabalho subordinado que requeira o cumprimento de procedimentos operativos normalizados.
- Competências/requisitos exigidos: saber ler e efectuar cálculos simples ou ser fiável, leal e gostar de ser dirigido.
- Cálculo ou base da remuneração: horas de trabalho ou quantidade do trabalho.
(2)TRABALHADORES DOS SERVIÇOS INTERPESSOAIS
- Compreende aqueles indivíduos q prestam serviços de procura final. Ex.: emp. de comércio, cabeleireiras, taxistas, mecânicos….etc
- A taxa de feminização neste grupo de trabalhadores é muito expressiva.
- As profissões em questão abrangem qualificações heterogéneas, oscilando entre as qualificadas (como é o caso dos prestadores de cuidados de saúde) e as indiferenciadas (ex. pessoal de serviços domésticos).
-