Corrente Elétrica e Corrente Interruptor
Corrente Elétrica
Corrente Interruptor
Circuitos elétricos
Os circuitos elétricos são formados basicamente por quatro elementos:
1. Gerador elétrico
2. Condutores
3. Interruptores
4. Receptores
O gerador elétrico ou dispositivo de fem (força eletromotriz), é o elemento que - realizando trabalho sobre os portadores de carga - mantém uma diferença de potencial entre seus terminais criando assim a corrente elétrica. Os geradores transformam algum tipo de energia em energia elétrica. Por exemplo, as pilhas e as baterias transformam energia química em energia elétrica e geram corrente contínua, os alternadores nas centrais hidrelétricas transformam energia mecânica em energia elétrica e geram corrente alternadas.
O condutor é o meio pelo qual as cargas elétricas se propagam. O mais usado, por seu preço e baixa resistividade, é o cobre.
O interruptor é a chave situada no condutor entre o gerador e o receptor, ele permite ou impede a passagem da corrente. Se permite, diz-se que o circuito está fechado, caso contrário, o circuito está aberto.
O receptor é o elemento que transforma a energia elétrica em outras formas de energia, por exemplo, a lâmpada, o chuveiro, um motor etc.
Os elementos de um circuito podem ser montados de duas formas diferentes: ligação em série ou em paralelo.
No circuito em série, todos os elementos do circuito estão ligados de modo que a corrente percorra um circuito contínuo em relação ao gerador. No caso de lâmpadas ligadas em série, a intensidade não será máxima em cada lâmpada e se uma delas se queimar, deixa de passar corrente pelo circuito e todas as lâmpadas se apagam.
Num circuito em paralelo há dois ou mais percursos para a corrente seguir, é como são ligadas as lâmpadas de uma casa. A diferença de potencial em cada lâmpada é a mesma fazendo com que a intensidade de cada lâmpada seja máxima, e caso uma delas queimar as demais continuam funcionando.
A potência elétrica (P) consumida pelos