corrente eletrica
Efeitos da corrente elétrica
A corrente elétrica provoca vários efeitos sobre os corpos nos quais ela circula, dependendo do caso e da situação esses efeitos podem ser benéficos ou não. Vejamos alguns efeitos associados à corrente elétrica.
Efeito Joule: Quando se estabelece uma corrente elétrica através de um condutor sólido, há transformação de energia elétrica em energia térmica (aquecimento). Esse efeito é denominado de efeito Joule e ocorre, por exemplo, nos ferros e chuveiros elétricos.
Efeito fisiológico: Os impulsos nervosos no corpo humano são transmitidos por estímulos elétricos. Dessa forma, a corrente elétrica no nosso organismo provoca contrações musculares e, dependendo de sua intensidade, pode causar parada cardíaca. Porém, a tensão necessária para produzir uma parada cardíaca é de dezenas de volts, pois o corpo humano é um péssimo condutor quando comparado com os metais, por exemplo.
Efeito químico: Esse efeito resulta de um fenômeno elétrico molecular, sendo objeto de estudo da eletroquímica. O aproveitamento do efeito químico se dá, por exemplo, nas pilhas, na eletrólise, como também na cromação e niquelação de objetos
.
Efeito luminoso: Esse efeito também resulta de um fenômeno elétrico molecular. A excitação eletrônica pode dar margem à emissão de radiação visível, tal como observamos nas lâmpadas fluorescentes.
Efeito magnético: Toda corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético. Esse efeito é inerente à corrente elétrica e a sua descoberta consolidou a associação entre a eletricidade e o magnetismo, dando origem ao eletromagnetismo.
Fonte: www://cientecambiente.blogspot.com.br/2009/05/efeitos-da-corrente-eletrica.html