Corrente electrica
No presente trabalho iremos falar da corrente eléctrica, suas fontes e daremos alguns exemplo de resistências que explicam como funciona a distribuição da corrente eléctrica. Falaremos da corrente eléctrica real, corrente eléctrica contínua. Corrente contínua é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminais independente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente.
1.Corrente Eléctrica
1.1.Fontes de corrente eléctrica
A intensidade duma corrente contínua que percorra um círcuito depende da tensão aplicada e resistência eléctrica. Depende da Lei de OHM é válido:
Intensidade da corrente contínua é formulada pela seguinte expressão: I
O trabalho eléctrico realizado neste circuito é igual ao produto da tensão, da intensidade da corrente e do tempo.
Trabalho eléctrico realizado pela corrente contínua: Wel = V.I.T
Dependendo da resistência (consumidor) utilizada, a energia eléctrica transforma-se, num circuito eléctrico fechado numa das outras formas. Exemplo:
Uma fonte de corrente real constituida de uma fonte de corrente ideal, I, de um resistor interno, R, e gerando uma tensão, V, quando não há dispositivos externos a ela conectados. Os dispositivos são ligados em paralelo com o resistor interno.
Uma fonte de corrente contínua é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminais independente da tensão elétrica que tenha que impor entre os mesmos para estabelecer o valor nominal de sua corrente. Nestes termos uma fonte de corrente é um dispositivo utópico visto que não há fontes de corrente ou tensões capazes de manter suas correntes ou tensões nominais de forma independente dos dispositivos a elas conectados.
O conceito é extensível à corrente alternada, caso no qual leva-se em conta os valores eficazes e não os instantâneos das grandezas