corrente electrica alternada
Índice
1
Introdução
2
A corrente eléctrica alternada é uma corrente eléctrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual num circuito de potência CA é sinodal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, são utilizadas diferentes ondas, tais como ondas triangulares ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivos e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).
Esse tipo de corrente surgiu com Nicola Tesla, que foi contratado para construir uma linha de transmissão entre duas cidades de Nova York. Naquela época Thomas Edison tentou desacreditar Tesla de que isso daria certo, no entanto, o sistema que Tesla fez acabou sendo adoptado. A partir de então a corrente eléctrica em forma de corrente alternada passou a ser muito utilizada, sendo hoje aplicada na transmissão de energia eléctrica que vai das companhias de energia eléctrica até os centros residenciais e comerciais. A corrente alternada é a forma mais eficaz de transmissão de energia eléctrica por longas distâncias, pois ela apresenta facilidade para ter o valor da sua tensão alterado por aparelhos denominados transformadores.
O sinal CA tem pelo menos três vantagens sobre o sinal CC em uma rede de distribuição de energia:
1. Grandes geradores eléctricos geram CA naturalmente; assim, a conversão para CC envolveria uma etapa extra;
2. Os transformadores devem ter correntes alternadas para operar, e veremos que a rede de distribuição de energia depende dos transformadores;
3. É fácil converter CA em CC, mas é caro converter CC em CA; então, se você tiver de optar por uma, escolha a CA.
A usina, portanto, produz CA. Na