corrente crítica- um estudo de caso em uma refinaria de petroleo
CASO EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO
Éverton Maurer da Silva1 - Luis Henrique Rodrigues2 - Daniel Pacheco Lacerda2
INTRODUÇÃO
A busca por um melhor gerenciamento de projetos visa reduzir custos, cumprir prazos e entregar a qualidade requerida pelo cliente. Este trabalho procura compreender e analisar os problemas associados ao gerenciamento de projetos em um ambiente multiprojetos. A Corrente
Crítica tem como ponto principal reduzir o tempo de duração do projeto.
OBJETIVO
O presente trabalho busca compreender e analisar o uso da Corrente
Crítica no gerenciamento de projetos executivos de engenharia em uma refinaria de petróleo do ponto de vista da Teoria das Restrições.
METODOLOGIA
Essa pesquisa caracteriza-se por um objetivo exploratório, portanto, se restringiu ao estudo de caso com abordagem qualitativa por ser um objeto de investigação complexo.
DESENVOLVIMENTO
tempo entre as atividades. O método tradicional de gerenciamento de projetos separa o projeto em atividades e adiciona o tempo necessário para cada uma.
No caso estudado, era um hábito da empresa utilizar a multitarefa e o cálculo das estimativas de tempo era separado por atividades o que levava sempre ao atraso do projeto.
CONCLUSÃO
Este trabalho se originou da necessidade de melhor gerenciamento de projetos no ambiente estudado junto a uma proposta de estudo da aplicação da Corrente Crítica.
O presente estudo identificou pontos em que a proposta pode ter sua aplicação questionada ou não ser integralmente aplicável à realidade estudada, porém possui contribuições diversas, dentre as quais se destaca a possibilidade de maior assertividade dos cronogramas dos projetos. Houve dificuldade na aceitação pela Gerência e Direção da empresa na aplicação da Corrente
Crítica.
Como avaliação final, considerase o método proposto satisfatóriamente aplicável ao caso estudado.
A corrente crítica é um método que trabalha com o