corrente alternada
Professor Formador: José Daniel de Alencar Santos
Turma: 2014.1
ATIVIDADE – AULA 01
Aluno: Denis Moreira Pereira data: 03/03/14
Polo: Horizonte
Tutor(a) a distancia: Jermana Lopes
Responda às questões abaixo e poste no formato texto.
OBS: Não se esqueça de incluir todos os cálculos e comentários necessários à resolução de cada questão.
01- De que depende a tensão induzida nas bobinas de um gerador de corrente alternada? (3,0)
Uma espira girando em um campo magnético produz uma força eletromotriz induzida (femi). Os terminais da bobina são ligados ao circuito externo por meio dos anéis coletores e escovas, sem elas não seria possível estabelecer a força eletromotriz alternada de saída do gerador. A força eletromotriz e a corrente de um gerador elementar mudam de direção cada vez que a espira gira 180°. A tensão de saída deste gerador é alternada do tipo senoidal.
02- Explique os motivos que levaram a maior utilização dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica em CA, em relação aos sistemas de geração e transmissão em CC. (3,0)
A corrente alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica devido à facilidade de elevação ou diminuição do valor de sua tensão alternada por meio dos transformadores. Quando se eleva a tensão, a corrente diminui, portanto, as perdas elétricas ao longo das linhas de transmissão também diminuem. Além do mais, como a corrente é menor, fios mais finos pode ser usado, tornando o investimento da rede de transmissão também menor.
03- Uma certa corrente elétrica é descrita pela equação, em que o tempo é medido em segundos(s) e a corrente em Amperes(A). Com base nisso, determine para a corrente. (4,0)
a) O ângulo de fase; 377r
b) O valor de pico; 30°
c) O valor eficaz;
VEF = 0,707x45= VEF=31,815
d) O período;
T= 1 / 60,03 = 0,0166
e) A frequência angular